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A importância da comunicação clara e eficaz com o devedor durante o processo de cobrança judicial
O essencial em uma cobrança judicial ou até mesmo extrajudicial é ter uma boa comunicação com o devedor desde o primeiro contato.

Os processos de cobrança estão cada vez mais comuns, especialmente pela diversidade de recursos que pessoas físicas e jurídicas dispõem para efetuar suas compras e transações comerciais. Esses recursos acabam impulsionando ainda mais o consumo e consequentemente aumentando as chances de inadimplência tanto nas empresas quanto pessoas físicas.

Com esse aumento houve a necessidade da contratação de profissionais na área de cobrança extrajudicial e judicial para o recebimento das inadimplências. Destacando que a boa comunicação pode ajudar a minimizar a possibilidade de mal-entendidos, disputas e litígios futuros, o que pode economizar tempo e dinheiro para ambas as partes.

Uma boa comunicação pode ajudar a construir um relacionamento positivo com o devedor, o que pode ser benéfico para ambas as partes. Isso pode incluir a oferta de soluções de pagamentos personalizados, como um plano bem estruturado de parcelamento que possam ajudar o devedor a cumprir com suas obrigações de pagamento.

Quando tratamos de ter uma boa comunicação com o devedor é sempre importante lembrar que nós profissionais de cobrança judicial sejamos claros e objetivos ao fornecer informações sobre a dívida, o processo de cobrança e as opções disponíveis para negociação. Isso tudo auxilia o devedor e o profissional do escritório.

O objetivo de cada negociação feita é chegar a um acordo que beneficie ambas as partes do processo, e para chegarmos a esse denominador precisamos ter uma boa comunicação com a outra parte desde o primeiro contato.

Concluímos que é essencial que o diálogo com o devedor seja sempre conduzido com respeito e profissionalismo, independentemente das circunstâncias. Afinal, o objetivo principal da cobrança judicial é recuperar a dívida de maneira justa e equilibrada, e não criar conflitos desnecessários ou hostilidade. Portanto, a comunicação deve ser conduzida com um tom calmo, cordial e objetivo, buscando sempre encontrar soluções viáveis e satisfatórias tanto para o devedor quanto para o escritório de advocacia.

 

- Artigo publicado pela sócia Brenda de Medeirosa

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